Khaled Sarout é engenheiro, com mais de duas décadas de experiência no exterior e fluência em cinco línguas, gerenciou, por quinze anos, as vendas internacionais de grandes empresas e seus escritórios no Oriente Médio e Norte da África. É fundador da AMANI Consultoria, pioneira na adaptação cultural e apoio às negociações com os países árabes. Atua como consultor de negócios internacionais, inteligência de mercado e vendas de equipamentos e produtos de alta tecnologia a empresas e governos da América Latina, África e Oriente Médio.
Experiência profissional
Vendas internacionais
Negociações e vendas técnicas em inglês, árabe, francês, português e espanhol; inteligência de mercado (Business Intelligence);
marketing moldado à cultura do cliente estrangeiro; elaboração de propostas
técnico-comerciais e contratos; projetos chave na mão; participação em
licitações internacionais; preparo do material promocional; administração de
contratos;
acolhimento de visitas de países estrangeiros; organização e
participação em feiras internacionais. Gestão de escritórios no exterior,
incluindo: representação perante as autoridades estrangeiras, apoio ao
contingente brasileiro, treinamento dos técnicos clientes, manutenção e
suprimento de peças.
Empresas: Avibras, Dedini, Zanini, Mendes Junior.
Consultoria em negócios internacionais
Estudo de mercados; seleção dos países com melhor potencial para produtos brasileiros de alta tecnologia; elaboração de plano estratégico de ação; preparo de portfólio para oportunidades de parcerias e
investimentos estrangeiros; apresentação de cursos e palestras sobre “Cultura Árabe”, “Excelência em vendas para o Oriente Médio” e “Venda internacional de produtos de alto valor agregado”. Representação, no Brasil, da
International Defence Exhibitions – IDEX e Environment & Energy, de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
Empresas: Mectron, Brazilian Products Est., AMANI Consultoria.
Gestão de rede de varejos
Gestão administrativa, financeira e de vendas; controle de estoque; implantação
de pontos de venda de alto giro; levantamento do perfil do consumidor; pesquisa
de preço de mercado; compras; política de preços; seleção e recrutamento.
Empresas: Simya e Comercial Sarout.
Professor de comércio exterior
Instituições: Centro Educ. Profissional H. A. S. - CEPHAS e Universidade
Paulista - UNIP.
Formação e cursos
Engenheiro mecânico – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, 1974; Comércio
Exterior para Executivos – FUNCEX; EMPRETEC – Desenvolvimento de empreendedores
– ONU/SEBRAE; Proteção da informação empresarial sensível, Técnicas básicas de administração,
Gerencia de eventos – Avibras; Como gerenciar sua equipe de vendas - Case Consultores;
MERCOSUL: como atuar neste mercado – SEBRAE; Marketing internacional – Aduaneiras.
Formação multicultural, adquirida pelo desenvolvimento de negócios, estudos e vivência
em mais de 20 países da Europa, Américas do Sul e Oriente Médio.
Simpósios
Encontro nacional de Logística Militar – Min. Defesa, Simpósio Internacional sobre Tecnologia dos Alcoóis como Combustível
– Guarujá, SP, Brasil; Simpósio de Guerra Eletrônica – Centro Técnico Aeroespacial,
CTA; Feira Aeroespacial e de Defesa da América
Latina – LAAD, Encomex– Min. Desenvolvimento
e Com. Exterior, São Paulo ExportAção e outros.
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