Khaled Sarout é engenheiro, com mais de duas décadas de experiência no exterior e fluência em cinco línguas, gerenciou, por quinze anos, as vendas internacionais de grandes empresas e seus escritórios no Oriente Médio e Norte da África. É fundador da AMANI Consultoria, pioneira na adaptação cultural e apoio às negociações com os países árabes. Atua como consultor de negócios internacionais, inteligência de mercado e vendas de equipamentos e produtos de alta tecnologia a empresas e governos da América Latina, África e Oriente Médio.

Experiência profissional

Vendas internacionais

Negociações e vendas técnicas em inglês, árabe, francês, português e espanhol; inteligência de mercado (Business Intelligence); marketing moldado à cultura do cliente estrangeiro; elaboração de propostas técnico-comerciais e contratos; projetos chave na mão; participação em licitações internacionais; preparo do material promocional; administração de contratos; acolhimento de visitas de países estrangeiros; organização e participação em feiras internacionais. Gestão de escritórios no exterior, incluindo: representação perante as autoridades estrangeiras, apoio ao contingente brasileiro, treinamento dos técnicos clientes, manutenção e suprimento de peças.

Empresas: Avibras, Dedini, Zanini, Mendes Junior.

Consultoria em negócios internacionais

Estudo de mercados; seleção dos países com melhor potencial para produtos brasileiros de alta tecnologia; elaboração de plano estratégico de ação; preparo de portfólio para oportunidades de parcerias e investimentos estrangeiros; apresentação de cursos e palestras sobre “Cultura Árabe”, “Excelência em vendas para o Oriente Médio” e “Venda internacional de produtos de alto valor agregado”. Representação, no Brasil, da International Defence Exhibitions – IDEX e Environment & Energy, de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Empresas: Mectron, Brazilian Products Est., AMANI Consultoria.

Gestão de rede de varejos

Gestão administrativa, financeira e de vendas; controle de estoque; implantação de pontos de venda de alto giro; levantamento do perfil do consumidor; pesquisa de preço de mercado; compras; política de preços; seleção e recrutamento.

Empresas: Simya e Comercial Sarout.

Professor de comércio exterior

Instituições: Centro Educ. Profissional H. A. S. - CEPHAS e Universidade Paulista - UNIP.

Formação e cursos

Engenheiro mecânico – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, 1974; Comércio Exterior para Executivos – FUNCEX; EMPRETEC – Desenvolvimento de empreendedores – ONU/SEBRAE; Proteção da informação empresarial sensível, Técnicas básicas de administração, Gerencia de eventos – Avibras; Como gerenciar sua equipe de vendas - Case Consultores; MERCOSUL: como atuar neste mercado – SEBRAE; Marketing internacional – Aduaneiras.

Formação multicultural, adquirida pelo desenvolvimento de negócios, estudos e vivência em mais de 20 países da Europa, Américas do Sul e Oriente Médio.

Simpósios

Encontro nacional de Logística Militar – Min. Defesa, Simpósio Internacional sobre Tecnologia dos Alcoóis como Combustível – Guarujá, SP, Brasil; Simpósio de Guerra Eletrônica – Centro Técnico Aeroespacial, CTA; Feira Aeroespacial e de Defesa da América Latina – LAAD, Encomex– Min. Desenvolvimento e Com. Exterior, São Paulo ExportAção e outros.

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